quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Segundo o caderno

 
Dicas para as férias escolares

   As férias das crianças é sempre sinônimo de muito trabalho para os pais! Se não tiverem boas e criativas oportunidades de atividades elas poderão ficar mais ansiosas ainda e ao invés de momentos de satisfação e alegria, as férias poderão se tornar um tédio para pais e filhos.
    Quando fazemos uma programação do que irá acontecer, temos uma boa redução na ansiedade das crianças em relação a inquietação de pedir coisas para fazer e ainda criamos boas expectativas para cada evento programado(o simples poderá se tornar grandioso). Se programarmos, as férias poderão ser proveitosas e muito mais do que longas horas de televisão.
Listamos a seguir algumas dicas para as suas férias em família:
Visita ao local de trabalho dos pais - é sempre uma programação bastante interessante para as crianças uma visita ao local de trabalho dos pais. Passar um dia aonde os pais trabalham, em alguns casos será um momento inesquecível para os seus filhos. As "chefias" sempre são abertas a momentos como estes. Vale a pena experimentar!

Visitas de parentes ou amigos - priorizar parentes pouco visitados durante o ano e amigos que têm contribuído para edificação e fortalecimento da sua família. É sempre bom identificar parentes ou amigos que passam por alguma necessidade para que através desta visita vocês possam ajudá-los.
Visita a instituições de apoio a necessidades especiais - é uma excelente oportunidade para instruir os nossos filhos no respeito e responsabilidade social no apoio, sensibilidade e carinho com os que sofrem. É uma oportunidade deles perceberem que o mundo em sua volta possui problemas e necessidade que vão além do seu "mundinho". Por exemplo: na nossa cidade poderemos visitar a Casa de Idosos no Conjunto Pirangi; Casa de Apoio a Crianças com Câncer, entre outras.
Locais Especiais de Brincadeiras - é sempre inesquecível para as crianças quando ajudamos nas suas brincadeiras. Você poderá ajudá-las a montar um "acampamento de brincadeira" no próprio quintal, fazer uma casinha na árvore, montar uma nave, etc. Como será agradável os momentos de brincadeiras nestes universos imaginários de cada criança!
Chamar os amigos(as) para uma tarde especial - é uma excelente oportunidade de relacionamentos. Encher a piscina e cair na água é um excelente programa para este verão. Cada um trás um brinquedo preferido e compartilham juntos de uma tarde especial! Um pequeno lanche em um local diferente completa o momento como uma tarde especial.
Passeios - não precisamos ir muito longe para fazer passeios inesquecíveis. Temos apenas que planejar e curtir antecipadamente cada um deles. Avise dias antes e crie muita expectativa para estes momentos. Dicas de locais: visite a câmara municipal, a prefeitura ou a assembléia legislativa; visite alguns museus; visite prédios históricos; Pinacotecas; monumentos e praças da cidade. Monte um roteiro e saia de casa! É barato e maravilhoso para os pequenos! Depois vocês sentam em um lugar simples e fazem um bom lanche. Nestas ocasiões é preferível tomar ônibus ou ir de trem.
Evitar muita TV e Games - é comum as crianças ficarem ociosas e passarem muiiiito tempo na frente da TV ou nos vídeos games. Tome cuidado para que não exista excessos. Uma hora de Game ou TV já é mais que o bastante por dia, sem falar no cuidado que se deve ter com o que será visto. É necessário extremo cuidado com os games violentos e cheios de bruxaria que são oferecidos para as crianças travestidos de entretenimento.
Ver Filmes em família - nem sempre é fácil encontrar um bom filme para assistir em família nos dias de hoje. Garimpamos alguns e listamos abaixo:
O Óleo de Lorenzo; Desafiando Gigantes; Amistad; Uma chama na escuridão; Conquista de Reis; O último vôo; O vôo da fênix; A menina e o porquinho (Charlotte&39;s Web), A virada, A voz do coração, As crônicas de Nárnia I e II, Neve pra cachorro (comédia).


   Estas são algumas indicações de bons filmes que permitem uma boa reflexão e instrução de princípios. Você poderá nos ajudar a manter uma boa lista de filmes recomendados para a família inteira neste site. Envie através do contato do instituto imago dei mais indicações.
Organize-se! - início de período é sempre um bom momento uma "faxina geral" nos quartos, baús de brinquedos, armários, álbuns de fotografias, coleções, etc. Programe algumas manhãs para isto junto as crianças.
Pic-nic - Todas as crianças adoram ouvir falar de um pic-nic em família. Uma boa opção em nossa cidade (Natal) é o Parque das Dunas. É excelente oportunidade levantar cedo e tomar café da manhã nas mesinhas disponíveis para isto no Parque. Não esqueça de lavar a sua bicicleta (somente as pequenas) para umas boas pedaladas.

Espanhol

   Eu vi uma barata 

Vi una cucaracha

Eu vi uma barata,
Vi una cucaracha,
Na careca do vovô;
Abuelo en la calva;
Assim que ela me viu
Una vez que me vio
Bateu asas e voou.
Batir las alas y voló.

"Seu"Joaquim-qui-rin-quim,
"Su" Joaquim-chi-rin-Quim,
Da perna torta-ra-ta,
Pierna pie-ra-ta,
Dançando a conga-ra-ga,
Bailando la conga-ra-ga,
Com a Maricota-ra-ta.
Con Maricota-ra-ta.

Psicologia

Passa anel

  Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.  



Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e dos tubarões. No momento em que tocar uma música baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo. O peixinho que for pego vira tubarão.


 
Duas crianças seguram a corda nas extremidades bem perto do chão. As outras crianças começam a saltar. À medida que saltam o nível da altura deverá ir subindo. Será o vencedor quem conseguir pular mais alto.  


 

As crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam:
“Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta, galo!”
Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é.


 
Brinca duas crianças, uma de frente para outra, de pé, dando-se as mãos. Começam a balançar de trás para frente, indo e vindo e cantando: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma diz um número, por exemplo, quatro. Elas então deverão dar quatro giros com os braços sem soltarem as mãos.

 
Escolhe-se uma criança para ser o lobo que deverá se esconder perto. As outras crianças deverão ir até onde o lobo está escondido e então cantam: vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Então o lobo responder: estou tomando banho. As crianças dão outra volta cantando novamente até chegar perto da casa: vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? O lobo responde outra coisa: estou botando meu sapato e assim por diante cada vez o lobo dirá algo diferente que está fazendo, até quando estiver pronto. O lobo então sai sem falar nada atrás das crianças. A que ele conseguir agarrar será o próximo lobo.  

  Duas crianças batem a corda e outras duas começam a pular e vão falando uma para outra:
 
Ai, ai...
O que você tem?
Saudades.
De quem?
Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Subi na roseira,
desci pelo galho,
fulano (fala um nome) me acuda,
senão eu caio.
 
Sai quem recitou e entra quem foi chamado
 
   
   


Cada crianças deverá ter uma latinha. De um lado ficam as crianças e do outro as latinhas. Cada criança deverá jogar a bola, que poderá ser de meia ou de tênis, nas latinhas tentando acertar. Se a sua latinha for atingida você deverá correr para pegá-la antes que joguem a bola novamente. Se não conseguir será fuzilado, ou seja, deverá ficar de pé e escolher uma parte do seu corpo para que o colega acerte o local indicado. Se for fuzilado três vezes sai da brincadeira.

História

Matemática

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Inglês

Alfabeto Inglês

Alfabeto Inglês
Alfabeto inglês e sua pronúncia, as letras são iguais ao do português mudando somente a pronúncia.
a = êi
b = bí
c = cí
d = dí
e = í
f = éf
g = djí
h = êitch
i = ái
j = djêi
k = kêi
l = él
m = êm
n = ên
o = ôu
p = píi
q = quíu
r = ár
s = éss
t = tíi
u = iúu
v = víi
w = dâbliu
x = écs
y = uái
z = zíi Na Inglaterra se diz Zed.

Literatura Infantil


O Patinho Feio





Era uma vez ...

Uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
- Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:
- Que pato tão grande e tão feio!
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
- Vai-te embora porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente, ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em voo. O cão dos caçadores persegui-o furioso.
Conseguiu escapar do cão mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o Inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
- Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que uma velhinha com um cãozinho o encontrou.
- Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho!
E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: "Desde que este patucho está aqui, ninguém me liga".
Voltou a Primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e além disso comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião.
- Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passeavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas quando, ao ver-se reflectido na água, viu, nada mais nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
  Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.
  Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
- Que cisnes tão lindos!
adaptação de um conto de Hans Christian Andersen

Português