quarta-feira, 6 de julho de 2011

Literatura

                      A VIUVINHA


     José de Alencar é um escritor muito conhecido no Brasil, ele é um exemplo de nome para a prosa romântica brasileira, o livro “A Viuvinha” se encontra entre suas obras urbanas, e a mesma foi escrita e publicada em 1860. Veja abaixo um breve resumo sobre o livro, que sem dúvidas vai despertar sua curiosidade.
    Os personagens principais são Carolina e Jorge, um casal extremamente apaixonados. Eles se encontravam todos os dias, até as oito horas da noite, que era o horário estipulado por Maria – mãe de Carolina. Tudo estava perfeito, até Jorge descobrir por seu ex-tutor que ele estava falido. O pai de Jorge havia deixado uma grande fortuna a ele, porém Jorge ao fazer 18 anos, começou a torrar o dinheiro e a utilizá-lo de uma forma irresponsável. Todo o trabalho que Sir. Almeida teve em cuidar no dinheiro até Jorge se tornar maior de idade foi em vão, e durante três anos Jorge conseguiu dar fim a toda sua riqueza.
   Jorge ficou desesperado, não sabia ao certo o que fazer, mesmo triste decidiu lutar e conseguir dinheiro assim como seu pai. Não contou nada a sua futura esposa e casou-se com ela no dia seguinte. Mas pela madrugada Jorge fugiu, deixando uma carta apenas. Todos pensaram que Jorge havia se suicidado, porém ele passou a ser comerciante, atendendo pelo nome de Carlos, e só após cinco ele decide voltar, quando já estava bem sucedido novamente.
    Jorge então vai ao encontro de Carolina, esclarece toda a historia, e para a alegria de ambos eles ficam juntos novamente. Maria ao ver Jorge até desmaia, e é só curiosidade e alegria. Jorge é muito bem recebido, e então ele, Carolina e Maria vão morar em uma fazendo e Sir. Almeida para a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário